quarta-feira, 6 de outubro de 2010

5 ideias que estão mudando a forma como fazemos compras

Lá do CHMKT:

O site de tecnologia Mashable publicou essa semana uma lista com alguns sites que estão mudando a forma como fazemos compras. Achei bem interessante, principalmente por serem, no geral, iniciativas que estão rolando lá fora mas ainda são desconhecidas da maioria dos brasileiros (o que faz desse post uma ótima inspiração pra quem se interessar).

A maioria das indicações tem a ver com a ‘compra inteligente’ – movimento que ganhou muita força durante a crise econômica que abalou os EUA. Hoje, economizar não é mais uma prática de quem tem pouco dinheiro pra gastar, mas sim de quem é capaz de fazer boas escolhes. De certa forma, passou a ser até sinônimo de status, como me contou outro dia no MSN um planner norte-americano que sempre participa das séries que faço aqui no CHMKT.

Vamos lá...

1 - Ofertas via Twitter

Encontrar boas ofertas, diz a matéria, já foi tarefa árdua. Hoje, com sites como o Cheap Tweet, bastar sentar-se e esperar que as melhores barganhas apareçam no seu Twitter. São mais de 30.000 tweets diários com ofertas e promoções, ranqueados com base nos votos dos usuários e pelo número de retweets que obtêm. Basta seguir o perfil @cheaptweet ou visitar o site que traz todas as atualizações em tempo real.

Para uma experiência mais personalizada, basta se cadastrar para ter acesso ao ‘Deal Stream’, onde é possível escolher as ofertas por categoria (moda, tecnologia, lazer, etc.). O único ponto negativo, destaca o site, é que você pode acabar recebendo muita coisa que não interessa, como sobremesa grátis em um restaurante que fica do outro lado do país.


2 – Compras em grupo

Trata-se de uma prática que vem se tornando cada vez mais comum lá fora. Consumidores se juntam emm sites como o Groupon, Living Social e Tippr para conseguir melhores descontos em produtos e serviços. A matéria conta que, recentemente, o Groupon fez uma promoção que dava 50% de desconto para aluguel de patins no Chelsea Piers, em Nova York. A diferença foi que a promoção só valeria se houvesse mais de 200 compradores. O resultado foi que, em 24 horas, mais de 1.800 pessoas participaram.


3 – Cupons

O uso de cupons de desconto sempre foi muito popular nos EUA (e sempre foi fraco aqui no Brasil). Na internet, conta o site, a prática vai além da economia de 1 dólar na compra de um pacote de cereais. Em sites como o Retail Me Not e o Coupon Cabin, você pode economizar em quase tudo.

O primeiro site foi feito não só para os compradores online, mas também pra quem faz suas compras em lojas físicas. Os usuários podem buscar por cupons em mais de 500 lojas virtuais, além de cupons imprimíveis, via CEP, para consumir em lojas da região onde vivem. O Coupon Cabin, diz, oferece oportunidades parecidas, mas também tem uma funcionalidade bem útil que compara preços de lojas online e offline e oferece cupons para tornar a compra ainda mais inteligente.


4 - Personal Shopper

Encontrar ofertas é metade da batalha, diz a matéria. Encontrar artigos da moda e marcas famosas a preços baixos é o desafios de muitos, destaca. É esse o papel de sites como o Shop It To Me e o My Perfect Sale. Eles rastreiam produtos de moda dos principais designers do mundo com descontos inimagináveis. Basicamente, perguntam por quais marcas, tamanhos e itens você está procurando, e enviam as ofertas direto no seu e-mail.


5 - Clubes de compra

Essa modalidade é a única das citadas que conheço aqui no Brasil. Os sites mencionados na matéria foram o Ideeli e o Gilt. No Brasil, os mais conhecidos – pelo menos pra mim - são: Privalia, BrandsClub, Coquelux e Superexclusivo

A proposta é simples: os sites oferecem descontos incríveis em roupas e assessórios de marcas famosas, com novas liquidações a que terminam e começam a cada dia. Há um número limitado de itens e os produtos mais desejados acabam rapidamente. Apesar do cadastro ser gratuito, a maioria desses sites exige que você seja convidado para fazer parte. Há também modalidas pagas. O Ideeli, por exemplo, tem uma opção na qual, por U$6,00 ao mês, você tem acesso às vendas antes dos usuários comuns.

0 comentários:

Postar um comentário